Nefrologia - Hospital Pompéia

Nefrologia

A especialidade médica chamada Nefrologia dedica-se ao diagnóstico e tratamento clínico de doenças do sistema urinário, especialmente dos rins.

O médico nefrologista é especializado nos cuidados de tais doenças, tendo como algumas de suas principais atribuições: prevenção de doenças renais; diagnóstico e tratamento de hipertensão arterial (pressão alta); diagnóstico e tratamento de infecções urinárias; diagnóstico e tratamento de nefrites; diagnóstico e tratamento de litíase renal (pedra nos rins); diagnóstico e tratamento de doenças renais císticas; diagnóstico e tratamento da doença renal crônica; diagnóstico e tratamento da lesão renal aguda; hemodiálise; diálise peritoneal e transplante renal.

O Instituto de Nefrologia (INNEFRO) do Hospital Pompéia conta com profissionais e equipamentos modernos para assistência de doenças renais de alta complexidade.

O INNEFRO realiza consultas, exames e intervenções, conforme a necessidade. Possui atendimento ambulatorial e hospitalar, para pacientes do sistema público e privado, e sua excelência é garantida pela equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e assistente social.

A sua estrutura permite que os pacientes mantenham a sua qualidade de vida através de uma terapia renal substitutiva e oferece tratamento de qualidade em todos os estágios da doença. Por isso, acolhe desde pessoas com risco de desenvolvê-la, visando a prevenção, até pacientes graves, que precisam de um novo rim.

Dentre os tratamentos oferecidos pelo instituto, destacam-se:

Hemodiálise – é um dos métodos de terapia renal substitutiva, realizados em casos de insuficiência renal em estágio avançado que permite remover as toxinas e o excesso de água do organismo.
Diálise peritoneal – esse procedimento é outra modalidade oferecida para pacientes que sofrem de insuficiência renal aguda ou crônica. O tratamento pode ser feito pelo próprio paciente, em domicílio, com equipamento apropriado para este fim e sempre depois de um treinamento com a equipe multiprofissional.
Transplantes renais – em situações em que é de desejo do paciente e indicado pela equipe multidisciplinar, o paciente é encaminhado ao Programa de Transplante para dar início a investigação da possibilidade de realizar o procedimento. O profissionais do programa oferecem atendimento completo para o paciente, além do suporte e informações necessárias para a família.
Atendimento ambulatorial – para o tratamento para pacientes em estágio IV e V da doença, ainda não dialíticos e pacientes crônicos e agudos, o INNEFRO oferece o serviço de consultas em nefrologia, contando com toda a infraestrutura do Hospital Pompéia, além de uma equipe experiente e qualificada.

O Instituto de Nefrologia do Hospital Pompéia localiza-se no centro de Caxias do Sul, junto ao Hospital Pompéia, e atende de segunda à sexta-feira, das 6h30min às 18h45min, através do telefone: (54) 3220.8063 ou através do e-mail: [email protected].