Conheça as especialidades que fazem do Pompéia

Conheça as especialidades que fazem do Pompéia referência na Serra Gaúcha

O Ministério da Saúde divide as instituições de saúde de acordo com a capacidade de atendimento de cada organização. Por sua estrutura e equipe multiprofissional especializada, o Hospital Pompéia é classificado como de alta complexidade e é o Hospital de referência para todos os municípios da Serra gaúcha nas seguintes especialidades: neurocirurgia, traumatologia, cardiologia, oncologia, nefrologia e transplante de rins.

Neurologia

O Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Pompéia está capacitado a atender patologias do sistema nervoso central e periférico e casos neurológicos complexos, com grande capacidade de resolução.

Há larga experiência em atendimentos de AVC e de emergências neurológicas, de modo a fornecer cuidado ao paciente e atenção à família.

Os profissionais em neurocirurgia têm reconhecimento nacional e internacional, com participação na comunidade científica em suas especialidades.

  • Disponibilidade 24h por dia, 7 dias por semana
  • Equipe de cuidado neurointensivo com larga experiência
  • Monitorização neurofisiológica transoperatória de alta qualidade
  • Uso de tecnologia qualificada (aspirador ultrassônico, neuronavegação, endoscopia)
  • Utilização de técnicas microcirúrgicas sofisticadas
  • Integração com otorrinolaringologistas para realização de procedimentos endoscópicos, endonasais e cirurgias na base do crânio
  • Trabalho integrado com equipe de neurorradiologia

Traumatologia e ortopedia

O serviço de Traumatologia e Ortopedia do Hospital Pompéia é referência em atendimento das patologias do aparelho musculoesquelético – sejam traumáticas ou crônicas.

A emergência traumatológica possui alta capacidade de atendimento e de resolução das enfermidades, além de contar com equipe especializada treinada para aplicação ágil dos recursos adequados para tratamento em cada caso.

O atendimento de emergências em traumatologia e ortopedia é feito 24 horas por dia, 7 dias por semana, com equipe assistencial formada por médicos e enfermeiros. Há atendimento especializado em serviços ambulatoriais e em cirurgias em:

  • Pé e tornozelo
  • Mão e microcirurgia
  • Ombro e cotovelo
  • Coluna
  • Quadril
  • Joelho
  • Infantojuvenil
  • Traumatologia do esporte
  • Trauma ortopédico
  • Ortopedia oncológica

Cardiologia

O Hospital Pompéia conta com serviços de Cardiologia e Cirurgia cardiovascular, além de médicos qualificados para identificar disfunções crônicas ou agudas.

Os profissionais estão qualificados para o reconhecimento precoce e atendimento ágil, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O foco está nos cuidados com o paciente e na resolução dos casos de forma ágil e segura, desde o diagnóstico até o tratamento de todo o espectro das doenças cardiovasculares.

A estrutura conta com tecnologia avançada nas áreas de Emergência, CTI, Unidades de Internação, Centro Cirúrgico, Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro de Terapia Endovascular e Sala de Recuperação. Dessa forma é possível realizar os atendimentos imediatamente e contribuir com a recuperação dos pacientes.

Desde 2015, o Instituto de Cardiologia do Hospital Pompéia (INCARDIO) possui o Selo Diamante no Projeto de Certificação de Qualidade da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHIC).

Oncologia

O Instituto do Câncer (INCAN) do Hospital Pompéia possui equipe multidisciplinar de especialistas, dispõe de equipamentos avançados para realização de diagnósticos oncológicos e conta com estrutura completa para a realização de cirurgias e internações.

Os profissionais passam por atualização sobre novas pesquisas e tratamentos para o câncer. Por isso, a área de Oncologia foi reestruturada para promover o cuidado mais adequado, com o paciente no centro do atendimento – desde a prevenção, passando pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento.

São realizadas reuniões com equipes de especialistas em oncologia clínica, cirurgia, radioterapia, radiologia, patologia, além de outros médicos e profissionais de acordo com a necessidade de cada caso. O objetivo é discutir diagnósticos, aspectos de tratamento e o melhor gerenciamento do cuidado ao paciente.

As decisões tomadas a partir destes encontros resultam em uma maior assertividade e redução do tempo para o início do tratamento, graças à sincronia entre os especialistas. Estudos internacionais têm demonstrado que o acompanhamento dos casos por comitê clínico multidisciplinar melhora em até 35% a qualidade do tratamento.

Nefrologia e transplante de rins

O Instituto de Nefrologia (INNEFRO) do Hospital Pompéia conta com profissionais e equipamentos modernos para assistência de doenças renais de alta complexidade.

Com atendimento ambulatorial e hospitalar, o atendimento tem sua excelência garantida por equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, assistente social e terapeutas ocupacionais.

A estrutura permite que os pacientes mantenham a sua qualidade de vida através de uma terapia renal substitutiva e oferece tratamento de qualidade em todos os estágios da doença. Por isso, acolhe desde pessoas com risco de desenvolvê-la, visando a prevenção, até paciente graves, que precisam de um novo rim.

Certificados e premiações

Selo Diamante da 3M

Entre as diversas certificações do Pompéia está o selo Diamante no Programa de Certificação em Qualidade Assegurada de Limpeza e Esterilização, da 3M. A multinacional norte-americana reconhece as instituições de saúde com os protocolos mais rígidos de esterilização e limpeza de materiais usados no cuidado com o paciente.

Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)

O Hospital Pompéia recebeu a reacreditação com excelência na qualidade de serviços de saúde oferecidos. Este é o mais alto nível concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O processo de acreditação assegura que o cuidado com o paciente é uma prioridade da instituição de saúde.

Selo Diamante da SBHIC

Desde 2015, o Instituto de Cardiologia do Hospital Pompéia (INCARDIO) possui o Selo Diamante no Projeto de Certificação de Qualidade da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHIC). A categoria é o maior reconhecimento nas avaliações da instituição, que também conta com o IQG, maior entidade acreditadora do Brasil, no processo de certificação.

O certificado atesta a excelência dos serviços aos pacientes, fortalecendo a confiabilidade na instituição, bem como assegura seus altos padrões de segurança e qualidade no atendimento cardiológico. A concessão do selo é baseada na avaliação da estrutura organizacional, de atendimento, dos serviços de apoio, gestão de suprimentos, biossegurança, protocolos assistenciais, rotinas técnicas, gestão de riscos e controle de resultados clínicos.

O Pompéia é um dos pouco mais de 20 hospitais reconhecidos pela SBHIC no país – e o único do Rio Grande do Sul em qualquer categoria.