O Novo Pompéia Ecossistema de Saúde

Texto divulgado dia 08.04.23 no blog do Gramado Summit.

A saúde é um dos bens mais importantes da humanidade. Por meio de avanços científicos, tecnológicos e do atendimento, sempre buscamos a melhor solução para promover a saúde da nossa sociedade.

Entendemos que a saúde está vinculada ao ser humano como um todo: o corpo, a mente e a alma. Estes três pilares precisam estar em harmonia para o seu bem-estar. Por isso, a nossa missão é “dar vida à vida humana, com amor, respeito, conhecimento de vanguarda e inovação”.

Dar vida à vida humana significa proporcionar qualidade de vida às pessoas, por meio de cuidados adequados à saúde e também pelo tratamento humanizado, tendo sempre em mente que cada ser humano é único, seja pela sua estrutura física, visão de mundo ou sentimentos.

Essa complexidade é a beleza que move o mundo. Apesar das diferenças gerarem conflitos, onde existe o amor e o respeito, é possível construir experiências positivas e encontrar soluções para as mais diversas situações. 

Por isso, em nosso Pompéia, as equipes são multidisciplinares e estão em constante atualização, cujo conhecimento de vanguarda permite avaliações mais precisas e atendimento das necessidades de cada paciente com excelência.

Na Sociedade 5.0, a qual é nivelada pelos objetivos globais e tem como pilares a qualidade de vida, a inclusão e a sustentabilidade, o ser humano é o centro de toda inovação e transformação tecnológica e social. Por natureza, no Pompéia, o ser humano sempre foi o centro da inovação e a ele todos os profissionais estão dedicados.

Nossa história inicia em 1913 e as inovações foram constantes: o primeiro hospital, a primeira ambulância, o prédio central, a farmácia, a capela, a “nova ala”, o bloco cirúrgico, a expansão do Pompéia em 1970, a UTI em 1974, a Escola de Saúde, Banco de Olhos, os novos equipamentos e setores, as especialidades, entre tantas outras melhorias de infraestrutura que tornam o Pompéia um ecossistema de saúde.

Nossa história

A nova marca – elementos e significados

Evoluímos. E neste momento especial, nossa marca também evoluiu, de Hospital Pompéia nos transformamos em Pompéia Ecossistema de Saúde.

Identidade Visual: Antes e Depois

A nova marca traduz o novo Pompéia, este ecossistema de saúde de excelência, que atua 360° em prol de seus clientes, é sustentável, aberto, vibrante, tecnológico, privado, filantrópico e de referência em alta complexidade.

O Pompéia Ecossistema de Saúde está alinhado à Sociedade 5.0 e preparado para atender às demandas do Século XXI. A sua nova identidade visual traduz a sua essência neste novo contexto.

Naming
Pompéia: origem do nome do Hospital Pompéia, uma homenagem à Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.
Ecossistema de Saúde: é um conjunto de serviços e de profissionais que atuam com excelência, interagem entre si e com seu entorno, constituindo-se em um ambiente agradável, sustentável e inovador para conduzir o cliente por toda a jornada do cuidado, da prevenção ao tratamento. Este é também o novo posicionamento da marca.

Marca gráfica é constituída de ponto, linha, molécula, botões, coração, cores e formas. 

Identidade Visual: Símbolos da nova marca

O ponto: é a menor parte que qualquer representação visual. É a partir dele que todas as outras formas se constituem. O ponto é o princípio de tudo.

A linha: é um ponto em movimento que aumenta a sensação de direção. Por sua natureza, ela tem uma enorme energia, nunca é estática e, sim, é inquieta, inquiridora, fluida, flexível, reforça a liberdade de expressão, liga elementos, pode assumir distintas formas e expressar grande variedade de estado de espírito. A partir das ligações que proporciona, produz diferentes significados.

A molécula: seja ela simples, como a do ar que respiramos, ou as mais complexas, a molécula é um conjunto de átomos, iguais ou diferentes, com ligações covalentes que formam as substâncias, as quais, em conjunto, formam as misturas.

Os botões:
Na horizontal: no contexto atual, ele representa o movimento de ligar um aparelho como o celular, por exemplo. Sendo assim, além do movimento, representa a tecnologia.
Na vertical: o movimento de ascendência do botão leva ao coração, à vida, ao amor, foco de todos nossos esforços e dedicação.  

O coração: representa a vida, o amor, a paixão e as relações afetivas.

As cores: as diversas cores que compõem a marca gráfica estão relacionadas a: saúde e a vida (verde); harmonia, espiritualidade, confiança e tranquilidade (azul claro) e consistência e confiança (azul profundo); alegria e luz (amarelo), amor, paixão e vida (vermelho) e movimento, calor, estímulo, socialidade e felicidade (laranja).

A forma principal é o círculo que significa proteção, infinitude, abrangência e calidez.

A estratégia: ela é uma marca mutante poética, cujas variações são permitidas para lhe dar  dinamicidade, flexibilidade, adaptar-se facilmente às circunstâncias, gerar uma comunhão com os públicos que podem, inclusive, criar as suas próprias versões. As narrativas de marca construídas por essa estratégia buscam estabelecer relacionamentos emocionais com os seus públicos.

Além da marca gráfica, foram desenvolvidas as marcas sonora e em movimento.


Os investimentos e certificações


Ao longo dos últimos meses, fizemos significativos investimentos em equipamentos de alta tecnologia, infraestrutura e capacitação dos nossos profissionais, para promovermos experiências positivas aos nossos cliente

O investimento em inovação em saúde busca preparar o atendimento para as necessidades atuais e do futuro. Recentemente, foram adquiridos da Siemens o mamógrafo Mammomat Fusion Siemens com Moodlight, o Biograph Horizon Flow (PET-CT) e Magnetom Lumina a ressonância magnética (3 Tesla).  Estas aquisições colocam o Pompéia entre os melhores hospitais do mundo, posto que com a configuração similar ao PET-CT existem apenas três unidades: Londres (Inglaterra), Nova Iorque e Flórida (Estados Unidos). O mesmo ocorre com o equipamento de ressonância: Maaseik (Bélgica), Munique e Bremen (Alemanha). Além desses, o tomógrafo computadorizado Aquilion Prime SP 160 da Canon e outros equipamentos de última geração também fazem parte da infraestrutura, a qual constitui uma das plataformas mais modernas do Brasil, para diagnóstico e tratamento de doenças. 

Conforme o diretor técnico do Pompéia Ecossistema de Saúde, Dr. Thiago Passarin, com equipamentos mais rápidos e ágeis, além de permitir mais qualidade na realização de exames aos pacientes, aumenta também a eficiência no diagnóstico. Em relação ao câncer, por exemplo:  “Esses aparelhos trazem um grande valor na acurácia diagnóstica, num melhor estadiamento dos pacientes oncológicos e também permite um número maior de diagnósticos precoces de neoplasias”, explica. Quando diagnosticado precocemente, a cura do câncer chega a ser de 95%, o que justifica fazer consultas e exames regularmente.

Em relação às certificações e premiações, o principal benefício para a sociedade é que elas comprovam a eficiência da instituição, dando tranquilidade necessária aos clientes e familiares para fazerem suas escolhas. Entre as diversas certificações, destacamos a ONA (Organização Nacional de Acreditação) e a Newsweek (World’s Best Hospitals 2023), cujos resultados foram publicados recentemente. 

Pela ONA, o Pompéia obteve excelência em governança corporativa e clínica. Pela Newsweek, a instituição conquistou, pela terceira vez consecutiva, o reconhecimento internacional, alcançando uma posição de destaque em âmbito nacional, estando entre os melhores hospitais do Brasil. Na edição de 2023, em uma lista constituída por 113 hospitais, o Pompéia ficou em 29º lugar na categoria Melhor Hospital do Brasil, o 3º do Rio Grande do Sul e o 1º lugar na Serra Gaúcha.

De acordo com Lara Sales Vieira, CEO do Pompéia Ecossistema de Saúde, “estar no ranking da Newsweek significa que os nossos esforços para a transformação do hospital estão sendo reconhecidos. Esta transformação diz respeito aos novos investimentos em alta tecnologia, medicina de precisão, reformas nas estruturas, capacitação de nossos profissionais, entre outras mudanças. Todas visando o melhor atendimento à nossa sociedade. Muitos são os desafios que enfrentamos, todos os dias, para oferecer a melhor experiência aos nossos pacientes, sejam eles provenientes do SUS, de convênios ou particulares. Graças à dedicação, ao amor e à competência de nossos profissionais, vamos avançando para sermos cada vez mais humanos e mais modernos.”

Os principais fatores para a obtenção desse resultado foram: determinação contínua em oferecer atendimento da mais alta qualidade ao paciente; competência e capacidade de adaptar-se rapidamente aos novos desafios e àqueles já existentes; o trabalho em equipe com profissionais preparados para inovar e a liderança constante e consistente.

Neste ano em que o Pompéia completa 110 anos de atuação, temos muito a comemorar e seguimos aperfeiçoando processos, serviços e produtos para alcançar o nosso objetivo principal: oferecer um serviço de excelência aos nossos clientes. 

Para saber mais, nos acompanhe em nossas redes sociais @pompeiaecossistemadesaude

Gramado Summit https://start.gramadosummit.com/posts/pompeia-ecossistema-de-saude