Outubro Rosa e Pompéia: Mamógrafo com tecnologia digital premium

O Outubro Rosa é um movimento que chama atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, para aumentar as chances de cura e proporcionar mais qualidade de vida. Durante o mês de outubro, o Hospital Pompéia promove a campanha “Elas são Tri”, que traz ações educativas, palestras e compartilha informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. 

O título, que também é o slogan da campanha, faz alusão aos depoimentos de três mulheres que apresentam suas histórias de vida e enviam suas mensagens de otimismo à sociedade. A expressão gaúcha “Tri” e o caráter sagrado do número 3 corroboram para a produção de sentido.

Conheça as novidades da campanha “Elas são Tri”

Exames de mamografia

Entre as diversas ações previstas, uma está diretamente vinculada ao exame de mamografia, a qual visa beneficiar um número maior de mulheres: além do atendimento normal, haverá horário estendido para realização de exames, durante as 3 últimas semanas do mês, iniciando em 10 de outubro.

Durante o horário normal, o Pompéia realiza exames para convênios, particulares e SUS, de segunda a sexta, das 8h às 17h30. E aos sábados, das 8h às 12h, o hospital realiza exames para o SUS, via agendamento na Secretaria Municipal de Saúde. 

Horário especial de outubro para convênios e particulares é de segunda a sexta, das 17h30 às 19h. E nos sábados, dias 15, 22 e 29 de outubro, estão sendo disponibilizados à Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul, horários extras das 12h às 17h para atendimento das demandas dos usuários do SUS.

Os agendamentos para convênios e particulares podem ser feitos pelo telefone (54) 3220-8008. E para o SUS, os agendamentos devem ser realizados via Secretaria Municipal de Saúde.

Novo mamógrafo Digital Mammomat Fusion Siemens com Moodlight

Entrevistas e palestras em empresas e instituições também estão sendo realizadas. E, em adição aos eventos de conscientização, o Hospital Pompéia vem modernizando o seu parque de equipamentos que auxiliam no diagnóstico precoce de neoplasias.

Uma das novidades da nova plataforma é o Mamógrafo digital Mammomat Fusion Siemens com Moodlight, com tecnologia premium e que já está em funcionamento. Com ele, os exames de mamografia são mais seguros, precisos e minimamente invasivos por meio da estereotaxia. Esta intervenção é um método rápido e praticamente indolor, pois calcula com precisão as coordenadas do local com alterações suspeitas. Isso permite fazer a biópsia de lesões mamárias que não podem ser identificadas por ecografia ou palpação. É possível também localizar microcalcificações e retirar com apenas uma perfuração múltiplos fragmentos, fornecendo um tecido com melhor qualidade para análise. Guiado pela ultrassonografia também realiza a extração completa de nódulos pequenos.

Conforme a Engenheira Biomédica do Pompéia, Ana Caroline de Souza, “o novo mamógrafo também se adapta à estrutura física da paciente e possui um sistema de cromoterapia para promover o relaxamento durante o exame. Esta é uma tecnologia avançada que vem sendo utilizada de forma pioneira em países como a Bélgica e a Alemanha. Os benefícios da cromoterapia incluem a sensação de bem-estar, melhora a circulação sanguínea, estimula o sistema nervoso central e diminui a ansiedade na realização do exame”.

Sobre o câncer de mama

Segundo a Dra Fernanda Baldisserotto, mastologista, ginecologista e médica no INCAN do Hospital Pompéia, “O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Representa também o maior número de óbitos por câncer em mulheres no Brasil e no mundo, com taxas expressivas de mortalidade, apesar de ser altamente curável se diagnosticado precocemente. Para 2022, foram estimados acima de 66 mil novos casos da doença, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. As estimativas integram os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e servem para reafirmar uma grande preocupação: o câncer de mama continua sendo o tipo mais incidente e também o que apresenta a maior taxa de mortalidade em relação às mulheres.” 

Ainda de acordo com Dra Baldisserotto, esses índices são altos porque, “infelizmente, mais de 50% dos casos no pós-pandemia são descobertos quando a doença já está muito avançada e já existe a possibilidade de metástases, ou seja, quando a lesão maligna se espalha por outros órgãos do corpo.” A detecção precoce e o diagnóstico preciso desempenham um papel crucial na cura.

Dra. Verônica Denardin da Rosa, oncologista do Hospital Pompéia, enfatiza que o exame de mamografia “tem como objetivo detectar precocemente o câncer de mama, pois as chances de cura são maiores do que 90%”. E com o auxílio de equipamentos de alta tecnologia, com excelente qualidade de imagem como o mamógrafo digital Mammomat Fusion Siemens com Moodlight, o exame permite um diagnóstico mais preciso e, por consequência, as indicações de tratamento são mais adequadas e os resultados obtidos são mais positivos.

O Hospital Pompéia está cada vez mais humano e mais moderno, pois tem investindo em equipamentos de alta tecnologia para atender mais e melhor a sociedade da Serra Gaúcha.