Cardiologia

Especialidades Pompéia: Cardiologia

Referência para Serra Gaúcha 

Texto publicado na coluna “Conexão Pompéia”, no Jornal O Pioneiro, em 24 de outubro de 2022.

A cardiologia é a especialidade que cuida do coração e das doenças que podem afetá-lo. Embora exista a possibilidade de o indivíduo nascer com uma patologia cardíaca, a maioria das afecções cardíacas é adquirida ao longo dos anos. Grande parte dos fatores que colocam o coração em risco são os hábitos que adotamos ao longo da vida, como o consumo de álcool, tabagismo, sedentarismo e consumo exagerado de sal e gordura, por exemplo.

Além de equipe especializada no tratamento de doenças do coração, o serviço de hemodinâmica e cardiologia intervencionista ( INCARDIO) do Hospital Pompéia possui uma estrutura de alta complexidade que permite realizar diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, neurológicas e do sistema vascular periférico, através de procedimentos minimamente invasivos. Esta estrutura conta com tecnologia avançada nas áreas de Emergência, CTI, Unidades de Internação, Centro Cirúrgico, Centro de Diagnóstico por Imagem, Terapia Endovascular e Sala de Recuperação.

O setor é centro de referência na Serra Gaúcha, dispondo de plantão de 24 horas no atendimento de pacientes com infarto agudo do miocárdio, na correção de defeitos cardíacos congênitos, no tratamento de doenças cardíacas estruturais como o implante de válvula aórtica (TAVI), no tratamento de aneurismas cerebrais, na correção de patologias da aorta, assim como no diagnóstico e tratamento de arritmias cardíacas complexas, implante de marcapassos e cardio-desfibriladores. Todos estes procedimentos são realizados com a introdução de cateteres e dispositivos endovasculares, evitando as cirurgias abertas, com curto tempo de internação, menores índices de complicações e rápida recuperação.

Um exemplo prático é o atendimento do paciente com infarto agudo do miocárdio, cujo tempo máximo ideal para o tratamento é de 90 minutos, conforme a recomendação da American Heart Association. A média atual do nosso setor é 62 minutos, consequência do trabalho multidisciplinar, da revisão contínua de protocolos, processos e indicadores, em permanente busca de qualidade no atendimento.

Atendendo aos critérios de altos padrões de segurança e qualidade, seguindo as diretrizes da Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecidos internacionalmente e em parceria com a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, o setor de cardiologia do Pompéia possui, desde de 2015, o Selo Diamante de certificação por distinção de serviços de hemodinâmica em qualidade e segurança, que são avaliados e validados pelo IQG (Health Services Accreditation). E recentemente, obteve a conquista das avaliações do selo Black Diamond nos dois programas: no Centro Cirúrgico e na Central de Materiais e Esterilização.

Esta é a mais alta qualificação que classifica protocolos de boas práticas asseguradas na assistência ao paciente, obtida graças ao trabalho que é realizado por profissionais altamente especializados e disponível de forma indistinta à população da região.

Dr. Mario Díaz DC Valente é o responsável técnico do Incardio, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, membro da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista e membro da Society of Cardiovascular Computed Tomography E.U.