34 anos escola de saude hospital pompeia

Escola de Saúde do Hospital Pompéia completa 34 anos

A Escola de Saúde do Hospital Pompéia (ESHP) foi fundada em 8 de março de 1989 e neste ano está completando 34 anos de existência e muita dedicação à formação de novos profissionais de excelência.

Sua primeira estrutura foi inaugurada dentro do Hospital Pompéia, contudo, conforme o aumento da demanda e necessidades de ampliação, mudou de endereço algumas vezes até encontrar o local ideal, no qual está localizada há aproximadamente 20 anos: o Prataviera Shopping, em Caxias do Sul. 

Este novo local conta com uma infraestrutura completa, em que todas as salas são climatizadas e possuem mobiliário adequado para o ensino. Estar dentro de um Shopping também oferece comodidades aos estudantes, como praça de alimentação, segurança e estacionamento privativo. Sua localização também favorece aos que necessitam utilizar ônibus e facilita o acesso ao Hospital Pompéia. 

Durante esses 34 anos, a ESHP formou mais de 8 mil profissionais da saúde, tendo como destaque o curso Técnico em Enfermagem. Com um projeto pedagógico inovador, o estudante consegue desenvolver competências técnicas para atender aos pacientes com excelência, além de ser orientado em questões éticas e incentivado a ter pensamento crítico e de reflexão sobre temas contemporâneos e emergentes. 

Apesar do Curso técnico em Enfermagem ser o mais procurado, a Escola oferece outros cursos, como: especialização em enfermagem do trabalho, cuidadores de idosos, análises clínicas e instrumentação cirúrgica, além de oficinas e cursos de aperfeiçoamento. 

Para uma formação sólida e qualificada, a Escola conta com professores e profissionais qualificados em sua área de atuação, sendo todos especialistas, mestres ou doutores com formação pedagógica, proporcionando as melhores estratégias de ensino e aprendizagem. 

Também oferece como campo de estágio o Hospital Pompéia, cuja excelência é comprovada por inúmeras certificações e premiações, entre elas a certificação da Newsweek, conceituada revista norte-americana. Pelo terceiro ano consecutivo, o Pompéia está em seu ranking “Melhores Hospitais do Mundo 2023” (World’s Best Hospitals 2023), conquistando o 29º lugar na categoria Melhor Hospital do Brasil, o 3º do Rio Grande do Sul e o 1º lugar na Serra Gaúcha. 

A premiação comprova a qualidade na assistência e no ensino, visto que o Hospital forma profissionais desde a década de 70. Antes mesmo de construir sua própria sede, a Escola realizava parcerias com instituições de ensino superior, como a UCS, com o objetivo de desenvolver novos profissionais e capacitar os já existentes.

Estas parcerias também permitem que cada estudante tenha a oportunidade de estagiar em outras instituições para aplicar seus conhecimentos e contribuir para a sua formação, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), lar de idosos, casas de repouso e de passagem.

Além de oferecer estudo de alta qualidade, a Escola se preocupa com o futuro de cada estudante. Ela é a única que oferece uma entrevista de emprego ao final do curso, para que cada egresso tenha a oportunidade de se candidatar e fazer parte de uma grande instituição de saúde: o Hospital Pompéia. 

A história da Escola é incrível e faz parte da vida de muitos profissionais. Por isso, comemorar seu aniversário é um momento cheio de alegria! Aproveitamos esta data para agradecer a todas as pessoas que fazem parte dessa construção, como gestores, funcionários e professores, além, é claro, um agradecimento especial aos nossos estudantes por terem escolhido a Escola de Saúde do Hospital Pompéia para desenvolver suas carreiras.