Inovação na saúde

Medicina de precisão, alta tecnologia e serviços de excelência.

Texto publicado na coluna Conexão Pompéia, no Caderno + Serra do Jornal O Pioneiro, em 21 de novembro de 2022.

Com os avanços da Ciência, a Indústria de Tecnologias Médicas e a Engenharia Clínica têm oferecido e gerenciado equipamentos altamente tecnológicos, tanto para solucionar problemas de saúde quanto para  melhorar  a  experiência do paciente diante de suas necessidades.

No Pompéia, nossa principal preocupação é promover a qualidade de vida da sociedade. Por isso, investimos em equipamentos de alta tecnologia, bem como em melhorias de infraestrutura e na excelência de nossos profissionais.

Recentemente adquirimos os equipamentos da Siemens Biograph Horizon Flow, usado para o exame de tomografia computadorizada (PET-CT), e Magnetom Lumina, a ressonância magnética.  Estas aquisições colocam o nosso hospital entre os melhores do mundo, posto que com a configuração similar ao do nosso PET-CT existem apenas três unidades: Londres (Inglaterra), Nova Iorque e Flórida (Estados Unidos). O mesmo ocorre com o equipamento de ressonância: Maaseik (Bélgica), Munique e Bremen (Alemanha).

Pela alta resolução nas imagens,  o  Biograph Horizon Flow pode perceber tumores muito pequenos em menor tempo e com menor dose de radiação. Por ser mais rápido do que os equipamentos convencionais, minimiza a sensação de claustrofobia – a cabeça do paciente fica menos de dois minutos dentro do equipamento, por exemplo. O sistema permite personalizar o exame para cada paciente, definindo a velocidade da mesa de acordo com suas indicações clínicas e o tipo do corpo.

Esse equipamento, ao combinar dois exames de diagnóstico por imagem, fornece mais detalhes do que cada um deles feitos isoladamente e oferece uma avaliação mais eficiente e com resultados mais precisos. Com isso, o médico pode avaliar a eficácia de um tratamento, confirmar a remissão ou progressão de tumores, confirmar ou descartar suspeitas levantadas pela análise clínica ou por exames convencionais, definir a extensão da doença e selecionar os locais mais adequados para biópsia.

O equipamento de ressonância magnética, Magnetom Lumina, possui alto nível de tecnologia e excelente resolução de imagem que permitem um diagnóstico mais preciso.  A experiência dos pacientes é mais positiva, pois o conforto proporcionado a eles também é um aspecto importante a ser considerado. E isso ocorre devido à rapidez e precisão do exame, o que é especialmente importante para indivíduos claustrofóbicos e também para pacientes que sentem dor, por causa de doenças ou enfermidades.  

Outra aquisição foi o mamógrafo digital Mammomat Fusion com Moodlight. Com ele os exames de mamografia são mais seguros, precisos e minimamente invasivos, por meio da estereotaxia. Esta intervenção é um método rápido e praticamente indolor, pois calcula com precisão as coordenadas do local com alterações suspeitas. Isso permite fazer a biópsia de lesões mamárias que não podem ser identificadas por ecografia ou palpação.

Seja por meio da medicina de precisão, guiada por Inteligência Artificial, seja pelos novos serviços e melhorias na infraestrutura, o nosso objetivo é sempre o mesmo: entregar a melhor solução de saúde para os nossos pacientes e agregar valor na qualidade de vida para a sociedade. Com os equipamentos que estão sendo adquiridos, o Pompéia cria uma das plataformas mais modernas do Brasil.

Dr. Thiago Passarin
Diretor Técnico do Hospital Pompéia