Certificação máxima Black Diamond 3M

Hospital Pompéia recebe certificação máxima em dois setores por boas práticas de cuidado ao paciente

O reconhecimento da 3M foi concedido ao Centro Cirúrgico e à Central de Materiais.

O Hospital Pompéia recebeu certificação máxima da 3M do Brasil pelo trabalho desenvolvido ao longo de 2021 no Centro Cirúrgico e na Central de Materiais e Esterilização. É a primeira vez que uma entidade hospitalar filantrópica da região Sul conquista as avaliações Black Diamond nos dois programas – a mais alta qualificação que classifica protocolos de boas práticas asseguradas na assistência ao paciente. 

O Centro Cirúrgico foi reconhecido pelas boas práticas em Preparo de Pele, Normotermia e Incisão Cirúrgica e a Central de Materiais e Esterilização pelas boas práticas em Limpeza e Esterilização atingindo 100% de pontuação nos itens avaliados. Conforme o Coordenador de enfermagem Michel Doebber, a evolução na prática clínica, tecnológica e de segurança em procedimentos cirúrgicos tem ajudado na velocidade de recuperação do paciente. “Os protocolos adotados diminuem o tempo que o paciente precisa ficar internado, minimizando os tempos cirúrgicos e auxiliando na desospitalização dos pacientes. Com um exemplo, o aumento da abordagem de procedimentos cirúrgicos por vídeo, em que torna o procedimento minimamente invasivo e é  possível o paciente ir para casa no mesmo dia”, conta.

Com uma menor permanência no hospital, os riscos assistenciais também diminuem. Ao longo de 2021, foram realizados procedimentos cirúrgicos em uma média de 830 pacientes mês.

A avaliação da 3M é elaborada com base nas diretrizes de organizações de saúde nacionais e internacionais, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês). A certificação será entregue no segundo semestre de 2022, com o reconhecimento e a participação dos colaboradores do Hospital Pompéia em um evento da 3M.

O Programa 3M de Reconhecimento às Boas Práticas em Limpeza e Esterilização, e, em Preparo de Pele, Normotermia e Incisão Cirúrgica, são iniciativas da 3M em reconhecer as boas práticas que contribuem para a melhoria dos processos, em Instituições Hospitalares Públicas e Privadas que tem em seu foco o cuidado ao paciente.

O projeto educacional tem como base o conhecimento técnico e a capacitação dos profissionais das instituições, os protocolos de trabalho e normatizações e a tecnologia adotada para garantir a segurança do paciente.