Especialidades Pompéia

Especialidades Pompéia

Referência em alta complexidade para toda a Serra Gaúcha

Texto publicado no Caderno + Serra, do jornal O Pioneiro, em 01 de agosto de 2022.

De acordo com a capacidade de atendimento de cada organização, o Ministério da Saúde divide as instituições e classifica-as em relação à sua complexidade, determinando-as como referência para uma região.

Por sua estrutura e equipe multiprofissional especializada, o Hospital Pompéia é classificado como de alta complexidade e é o hospital de referência para todos os municípios da Serra Gaúcha nas seguintes especialidades: Neurocirurgia, Traumatologia, Cardiologia, Oncologia, Nefrologia e Transplante de Rins. 

Em Neurologia e Neurocirurgia, estamos capacitados para atender patologias do sistema nervoso central e periférico e casos neurológicos complexos, com grande capacidade de resolução. Temos uma vasta experiência em atendimentos de Acidente Cardiovascular (AVC) e de emergências neurológicas, de modo a fornecer cuidado ao paciente e atenção à família. Nossos profissionais têm reconhecimento nacional e internacional, com participação na comunidade científica em suas especialidades. Em relação aos equipamentos, possuímos Estereotaxia, Neuronavegador e Aspirador Ultrassônico.

O Pompéia também é referência em Traumatologia e Ortopedia, que atende as patologias do aparelho musculoesquelético. Nossa equipe, especializada nesta área, é treinada para aplicação ágil dos recursos adequados para as emergências traumatológicas e possui alta capacidade de atendimento e de resolução das enfermidades.

Na Cardiologia e na Cirurgia Cardiovascular, a nossa estrutura conta com tecnologia avançada e nossos profissionais são reconhecidos pela alta performance, por exemplo, nos pacientes com infarto agudo do miocádio, o tempo do porta-balão é de 64 minutos (período entre a chegada ao hospital e a realização da angioplastia primária). A American Heart Association indica que o tempo máximo ideal para o atendimento é de 90 minutos. Quanto mais rápido e eficiente for o atendimento, melhores serão os resultados.

A área da Oncologia está em constante evolução e o Pompéia acompanha esse processo tanto em questões relacionadas aos recursos humanos quanto em infraestrutura e equipamentos. Recentemente, a área destinada à Oncologia foi reestruturada para promover o cuidado mais adequado, com o paciente no centro do atendimento – desde a prevenção, passando pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento.

Nossos profissionais trabalham em equipes de especialistas em oncologia clínica, cirurgia, radioterapia, radiologia, patologia, além de outros médicos e profissionais de acordo com a necessidade de cada caso. As decisões tomadas a partir destes encontros resultam em uma maior assertividade e redução do tempo para o início do tratamento, graças à sincronia entre os especialistas.

Em relação à Nefrologia e ao Transplante de Rins, o Pompéia conta com profissionais e equipamentos modernos para assistência de doenças renais de alta complexidade. A nossa estrutura permite que os pacientes mantenham a sua qualidade de vida por meio de uma terapia renal substitutiva e oferece tratamento de qualidade em todos os estágios da doença. Por isso, acolhe desde pessoas com risco de desenvolvê-la, visando a prevenção, até pacientes graves, que precisam de um novo rim. 

Nossos serviços e atendimentos são reconhecidos nacional e internacionalmente por órgãos e instituições de renome e isto dá aos nossos pacientes e familiares a tranquilidade na hora fazer escolhas, pois os processos de acreditação asseguram que o cuidado com o paciente é uma prioridade para o nosso Hospital Pompéia. Newsweek, ONA e Black Diamond são algumas das certificações recebidas. 

Sejam todos muito bem-vindos ao Pompéia, o hospital humanamente moderno.

Dr. Thiago Passarin, Diretor Técnico do Hospital Pompéia.