109 anos do Pompéia

109 anos do Pompéia

Compaixão e competência fazem parte de sua história

Texto publicado no Caderno + Serra, do jornal O Pioneiro, em 08 de agosto de 2022.

Quando pensamos em Hospital Pompéia, muitas vezes vem à nossa memória um hospital de alta complexidade e com profissionais de excelência, cuja história se confunde com a própria história de Caxias do Sul.

O que poucos sabem é que o Hospital Pompéia é a soma harmoniosa de duas grandes forças: a sua mantenedora, a Associação Pio Sodalício das Damas de Caridade de Caxias do Sul, e seus profissionais, liderados pelo corpo diretivo. E essas forças têm o apoio da sociedade, para a qual o hospital se dedica.

Caxias do Sul foi constituída de fervorosos trabalhadores, que enfrentaram inúmeros desafios de sua época. As damas dessa sociedade em formação não se acomodaram, pois sabiam que tinham uma missão a cumprir.

A história do Pio Sodalício descreve a trajetória de incansáveis senhoras que, unidas pelo amor, dedicação e compaixão, conseguiram transformar sonhos em realidade, levando aos que necessitavam a saúde, o conforto e a coragem.

Foi em 1913, depois de muitas visitas a doentes carentes da recém criada Caxias do Sul e após terem doado o altar-mor à Igreja Santa Tereza, que as Damas de Caridade resolveram procurar uma casa em que pudessem abrigar os mais necessitados que estavam com a saúde fragilizada.

Essa atuação das Damas está vinculada ao significado das palavras Pio e Sodalício:

Pio – Piedoso, compassivo, congregação de pessoas que cumprem deveres religiosos com finalidade e caridade.

Sodalício – sociedade de pessoas que trabalham juntas ou em comum.

Desde sua fundação, o lema da associação permanece até hoje: “que não faltem leitos, médicos e alimentação para todos que nesta casa de saúde comparecem”.

A humanização de qualquer atendimento provocava inquietudes e o desejo de ampliar a atuação das Damas. Os desafios para que elas promovessem o bem-estar psicossocial transformavam-se em motivações e obras: o primeiro prédio, o primeiro automóvel ambulância, o prédio central, a farmácia, a capela, a “nova ala”, o bloco cirúrgico, a expansão do Pompéia em 1970, a UTI em 1974, a Escola de Saúde, Banco de Olhos, os novos equipamentos, os novos setores, as especialidades, entre tantas outras melhorias de infraestrutura e o constante aperfeiçoamento de seus profissionais.

Todas essas conquistas só foram possíveis com o envolvimento de toda a sociedade. Além do trabalho das Damas, o Hospital Pompéia sempre contou com o apoio da Igreja Católica, representada pelos seus religiosos (bispos, padres e freiras). Atualmente estão à frente, o Bispo Dom José Gislon e o Pe. Cláudio Pezzoli. O HP sempre teve o apoio da comunidade, dos profissionais liberais e públicos, dos empresários e suas empresas, das entidades e, em especial, dos nossos profissionais, o nosso Time da Vida que, liderado pela nossa competente gestora Lara Vieira, tem conquistado importantes certificações e reconhecimento nacional e internacional.

Atualmente o Pio Sodalício é formado por 27 Damas que procuram seguir com muito amor as propostas de 1913, acolhendo a todos, independente de raça, cor, nível social ou outra condição.

Com muito orgulho e gratidão faço parte desta associação há 25 anos. Sendo que em três gestões, tenho a honra de desempenhar o papel de presidente. E em nome de todas as Damas de Caridade agradeço a cada um que contribuiu na construção da bela história do nosso Hospital Pompéia.

Estamos fortalecidos e prontos para enfrentar os desafios do nosso mundo contemporâneo. Estamos a caminho do Novo Pompéia. 

Sandra Della Giustina Barp – Presidente do Pio Sodalício das Damas de Caridade de Caxias do Sul.